Qual é o melhor editor de video gratuito?

Qual é o melhor editor de video gratuito?

Software de edição gratuito para criar os teus próprios vídeos!

Software de edição de vídeo não precisa ser necessariamente caro. Sejas tu um videomaker doméstico experiente ou estejas a fazer a tua primeira incursão no cinema, alguns dos melhores softwares de edição de vídeo estão disponíveis para fazeres download e usares completamente grátis.

Se queres apenas cortar um clipe ou adicionar uma nova banda sonora, há editores leves que te ajudarão a realizar o trabalho em segundos e a exportar o vídeo num formato adequado para fazer upload on-line ou em qualquer desktop ou dispositivo móvel.

Como alternativa, se estás à procura de ferramentas mais avançadas, como chroma key e gradação de cores, também há programas avançados que oferecem tudo o que esperas encontrar no software premium – exceto o preço.

No entanto, nem todos os editores de vídeos são iguais. Alguns impedem a exportação de projetos por mais de alguns minutos, oferecem uma seleção muito pequena de ferramentas de edição ou adicionam marcas d’água desagradáveis ao teu trabalho depois de finalizado. Aqui reunimos apenas o software que cumpre as promessas, tornando a edição de vídeo fácil e divertida, sem concessões.

 

VSDC Free Video Editor é incrivelmente flexível, dando-te contolo total sobre os clipes, fotos e audio para criares o teu projecto.

5. VSDC Free Editor Video

O VSDC Free Video Editor fornece uma enorme variedade de efeitos e filtros para melhorar as tuas filmagens, com assistentes e opções manuais para ajudar utilizadores iniciantes ou mais avançados.

O VSDC é altamente capaz e pode produzir excelentes resultados. Como um editor não-linear, este funciona de maneira diferente de muitas outras ferramentas similares, permitindo que posiciones clipes e outros elementos na linha do tempo onde quiseres e os edites lá.

Com a capacidade de não apenas trabalhar com várias cenas e transições, mas também de adicionar sprites e texto a vídeos, podes criar um filme de qualidade profissional se estiveres disposto a manter a maneira um pouco estranha de trabalhar e a interface incomum do VSDC.

A última versão do VSDC acrescenta efeitos artísticos extras, incluindo o efeito smoke. Há também um perfil de exportação dedicado do Instagram e estabilização de imagem automática. É visivelmente mais rápido também. Uma excelente opção para projetos de vídeo criativos.

 

Shotcut é um editor de video soberbo que te deixará aplicar filtros e efeitos uns em cima de outros e ajustar cada um individualmente.

4. ShotCut

O Shotcut é outro editor de vídeo gratuito que requer um pouco de paciência se quiseres atingir os resultados que ele é capaz de oferecer. A interface um pouco incomum pode ser atribuída ao facto de este software ter começado como uma aplicação Linux, e pouco mudou na sua conversão para o Windows.

Para começar, a interface pode parecer um pouco estranha. Poderás precisar não apenas carregar um vídeo, mas também escolher em qual modo de edição gostarias de trabalhar e quais ferramentas gostarias de usar.

É um facto que o Shotcut tem uma curva de aprendizado íngreme. É possível obter alguns resultados impressionantes bastando aplicar um dos seus muitos filtros ao teu vídeo, mas as recompensas reais só serão obtidas por aqueles que quiserem investir tempo e energia para se familiarizarem com o que está em oferta.

 

DaVinci Resolve é usado para videos profissionais.

3. DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve é uma versão gratuita de uma suíte de edição de vídeo premium, mas, tal como no Lightworks, este é tão cheio de recursos que provavelmente não sentirás falta das poucas ferramentas que a versão premium trás.

O DaVinci Resolve é um editor de vídeo de nível profissional, com interfaces intuitivas para edição, correção de cores, masterização e exportação de áudio. Há a linha do tempo habitual de várias faixas para organizar clipes de vídeo e áudio, além de uma vasta coleção de filtros e efeitos.

Correção de cor é um dos recursos de destaque do DaVinci Resolve, se precisares de ajustar um vídeo inteiro ou apenas uma parte selecionada. Há suporte HDR e podes trabalhar com arquivos raw diretamente da tua câmera.

Não tens câmera? Podes adquirir uma por menos de 20,00€ aqui!

Alguns dos filtros são exclusivos do DaVinci Resolve Studio, e há uma resolução máxima de exportação de 3.840 x 2.160, mas essas são as únicas limitações. É um exagero se quiseres apenas cortar um vídeo e enviá-lo para o YouTube, mas para projetos maiores, o DaVinci Resolve é difícil de superar.

 

Hitfilm Express é um editor de video muito poderoso e pode ser expandido com funcionalidades premium se precisares de mais ferramentas.

2. Hitfilm Express

Hitfilm Express é outro editor de vídeo que promete, e oferece, recursos de nível profissional gratuitamente. O editor básico é muito impressionante, com ferramentas de corte avançadas, um excelente conjunto de filtros de áudio e vídeo, camadas e máscaras, opções de composição e chroma key para criar efeitos de ecrã verde.

Existem ferramentas adicionais disponíveis por um valor, a partir de 8,00 euros para um pacote com correção de cor, ajuste de exposição e vários filtros criativos.

A desvantagem de todo esse poder é que o Hitfilm Express é muito mais exigente do que o Lightworks ou o Shotcut, que é a principal razão pela qual o recomendamos depois daqueles. Certifica-te de verificar os requisitos técnicos antes de fazeres o download para evitar deceções.

 

Lightworks é o mais poderoso editor de video gratuito. Com ele farás videos profissionais com facilidade.

1. Lightworks

Ferramentas de qualidade ao alcance de toda a gente.

O Lightworks é uma ferramenta incrível que é publicada gratuitamente com o objetivo nobre de disponibilizar software de edição de vídeo de qualidade profissional para todos.

O Lightworks é muito mais do que uma simples aplicação para combinar clipes de vídeo e aplicar filtros. Este software tem sido utilizado para produzir filmes de Hollywood, como por exemplo The King’s Speech e Road to Perdition.

Como seria de esperar de um editor de vídeo tão poderoso, não o conseguirás dominar durante uma noite, mas isso não é certamente algo que te impedirá de o quereres utilizar.

Lightworks é descrito como o editor de vídeo profissional para todos, e achamos que é um resumo justo. Apesar de ser poderoso, este software funciona bem em hardware bastante modesto, e lida com captura de vídeo e edição avançada com agilidade.

Se já tentaste outros editores de vídeo gratuitos, provavelmente verás que a interface é um pouco diferente de qualquer coisa que estejas acostumado, mas poderás organizar os vários controlos e janelas para algo que se adapte à tua maneira de trabalhar.

A licença gratuita tem tudo o que precisas para criar vídeos incríveis!

Sobre o autor

Jorge
Desde muito jovem comecei a gostar de tecnologia. O interesse e curiosidade sobre tudo o que é tecnologia têm-me acompanhado sempre. Há cerca de 20 anos que trabalho profissionalmente nesta área. Como Confúcio disse, "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Faça o primeiro comentário a "Qual é o melhor editor de video gratuito?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*