As melhores distribuições Linux para 2018

Linux

As melhores distribuições Linux para 2018 – Escolhe a que melhor se adequa a ti.

O guia que preparamos vai ajudar-te a escolher qual a melhor distribuição para ti. Algumas distros tem melhor performance para determinada tarefa, algumas polivalentes, etc. Vejamos então qual será a melhor para ti.

Melhor distro para principiantes: Linux Mint

A popularidade do software livre e do Linux tem vindo a aumentar a cada ano e cada vez mais pessoas estão a aprender Linux. Para esses utilizadores, selecionar a distribuição do Linux com uma curva de aprendizagem suave é de importância primordial. Esta facilidade de uso é o ponto mais digno que é mantido em mente enquanto se recomenda uma distribuição Linux para iniciantes.

O Linux Mint é uma das distribuições Linux que mais tem crescido. Continua a desafiar o Ubuntu quando se trata da popularidade. Além disso, o Linux Mint estabeleceu-se como um substituto perfeito para o sistema operativo Windows, com uma experiência de desktop quase perfeita. Outra razão pela qual é considerada a melhor distribuição Linux para um novo utilizador é sua capacidade de fornecer uma experiência pronta para o utilizador. Isso significa que não precisas gastar muito tempo para instalar a distribuição e os pacotes antes de puderes começar a utilizá-lo.

Razões para ser a melhor distro para principiantes:
– Desktop Cinnamon de fácil utilização.
– Enorme comunidade de suporte.
– Pronto a utilizar.
– Acesso ao repositório da Ubuntu.

Site do Linux Mint

 

Melhor distro para hardware antigo: Ubuntu Mate

Ubuntu Mate

Recomendamos que utilizes o Ubuntu MATE 17.10 se tens uma máquina já com alguns anos, que acabou por ser o lançamento mais importante do Ubuntu MATE e trouxe toneladas de novos recursos também. Dependendo da tua preferência, podes escolher entre várias opções de layout, como Mutiny, Cupertino, Tradicional, Netbook, Redmond, etc.

O requisito mínimo de hardware para o Ubuntu MATE é de apenas 512MB. Existem outras distros mais leves, como o Puppy Linux e o Bodhi Linux, mas o Ubuntu MATE consegue atingir o equilíbrio perfeito entre os requisitos mínimos e o desempenho.

Razões para ser a melhor distro para máquinas mais velhas:
– Muitíssimas de opções de layouts
– Comunidade de utilizadores
– Perfeito balanço entre performance e requisitos mínimos
– Acesso ao repositório da Ubuntu

Site do Ubuntu Mate

 

Melhor Linux para hacking ético: Kali Linux

Kali Linux

Quando se trata explicitamente de saber qual a melhor distro Linux para fins de hackers éticos, não há absolutamente nenhuma correspondência para o Kali Linux. Existem outras opções populares como Parrot OS, BlackArch Linux, etc.

O Kali Linux vem com centenas de ferramentas úteis que pertencem a diferentes categorias como análises de vulnerabilidades, ataques wireless, aplicações web, ferramentas de exploração, testes de stresse, ferramentas forenses, etc. Baseado na ramificação Debian Testing, a maioria dos pacotes na distro são importados do repositório Debian.

Além dos desktops com todos os recursos, o Kali também pode ser instalado no Raspberry Pi, no Ordroid, no Chromebook, no BeagleBone, etc. Também está disponível para smartphones Android com a chegada do Kali NetHunter.

Razões para instalar Kali para hacking ético:
– Atualizações regulares
– Toneladas de ferramentas de hacking ético experimentadas e testadas
– Base Debian sólida
– Vastos recursos de aprendizagem

Site do Kali Linux

 

Melhor Distro Linux para jogos: Steam OS

Steam OS

Mesmo nos dias de hoje, os jogadores se abstêm de seguir o caminho do Linux. Na realidade eles não podem ser culpados, dada a menor disponibilidade de jogos para a plataforma Linux. No entanto, o cenário mudou nos últimos anos, à medida que mais e mais títulos foram lançados para o Linux. Com muitas distribuições de jogos, o Steam OS é a escolha certa para a maioria dos jogadores.

O Steam OS vem com vários ajustes adicionais no kernel Linux para garantir que o desempenho dos jogos seja melhor em comparação com as outras distribuições. Esta distro também fornece um amplo suporte para GPUs, gamepads e outros hardwares.

Esta distro foi criada pela Valve, a empresa por trás da plataforma de distribuição de jogos online Steam. Esta distro de topo para 2018 foi especialmente concebida para jogar os jogos disponíveis na Loja Steam. Carregado com o ambiente de área de trabalho GNOME, o Steam OS também ganhou popularidade como uma solução de jogos de ponta devido às Steam boxes.

Razões para instalar a Distro Steam OS:
– Distro centrada no jogos.
– Interface de utilizador apelativa
– Compatível com uma grande variedade de hardware para jogos
– Grande biblioteca de jogos na loja Steam

Site da distro Steam OS

 

Melhor distro Linux para programadores: Debian

Debian

Não é necessário enfatizar o fato de que a maioria dos utilizadores de Linux são desenvolvedores que usam isso diariamente para criar algo novo, ou eles são entusiastas do código aberto. Muitas distribuições Linux podem ser adequadas para programadores de acordo com seus requisitos. Os utilizadores podem instalar todas as ferramentas necessárias, mas o Debian GNU / Linux é frequentemente sugerido como a melhor opção.

Debian Testing possui uma vasta coleção de pacotes que têm a reputação de serem regularmente testados, atualizados e de serem sólidos. Essa estabilidade permite que um programador trate do desenvolvimento com tranquilidade. No entanto, deve-se ter em conta que o Debian é recomendado apenas para programadores que tenham uma alguma experiência de trabalho com o Linux. Se por acaso fores um iniciante, deves usar o Ubuntu LTS ou alguma outra distro Linux estável de acordo com a tua preferência pessoal.

Razões para instalar a distro Debian:
– Plataforma sólida para desenvolvimento
– Enorme número de pacotes
– Gestão popular de pacotes .deb

Site da distro Debian

 

A distro Linux mais bonita: elementary OS

Elementary OS

A distro Linux mais bonita não é um critério que possa julgar os recursos de um sistema operativo no verdadeiro sentido, mas desempenha um papel importante sempre que alguém escolhe uma nova distro. Graças à flexibilidade oferecida pelo ecossistema Linux, os desenvolvedores podem criar distros novas e atraentes.

Esse substituto de código aberto e rápido para o Windows e o macOS utiliza alguns elementos de design do macOS. Sem muitas aplicações padrão do Ubuntu, o elementary OS também oferece uma experiência leve. Com o seu desktop Pantheon baseado no GNOME, esta distro é profundamente integrada com as suas aplicações como Plank, Epiphany e Scratch. No geral, esta distro pode ser usada por iniciantes e experientes para realizar tarefas diárias de computação.

Razões para instalar a distro elementary OS:
– Desktop leve
– Aparência idêntica ao macOS
– Menor quantidade de aplicações, interface limpa

Site da distro elementary OS

 

A distro Linux para privacidade e anonimato: Tails Linux

Tails Linux

Se te disseremos que Edward Snowden usou (e ainda usa) o Tails Linux distro para realizar as suas comunicações e navegar na web, alguns de vocês podem se perguntar qual é a razão por trás dessa escolha. Pois bem. Como o seu nome – The Amnesic Incognito Live System – sugere, o Tails é uma escolha popular para navegação segura na web.

O sistema operativo Live Tails pode ser executado em praticamente qualquer computador usando uma imagem de DVD ou USB. Esta distro segura baseada no Debian garante que todas as conexões com a Internet são forçadas a passar pela rede Tor. Desta forma, não deixarás qualquer rasto no computador. Esta distro também vem com muitas ferramentas criptográficas que te ajudam a criptografar os teus e-mails, ficheiros e mensagens instantâneas.

Razões para instalar a distro Tails Linux:
– Força todas as ligações a utilizarem a rede Tor
– Guarda toda a informação na memória RAM para não deixar rasto
– Suite de criptografia embutida
– Indicada também para uso geral

Site da distro Tails

 

A distro Linux para servidores: Cent OS

CentOS

Já imaginaste configurar um servidor numa distro Linux que seja conhecida pela sua instabilidade ou falhas frequentes sem qualquer explicação? Claro que não! Outros fatores importantes são suporte de hardware, segurança, eficiência de energia e desempenho otimizado. Existem muitas opções gratuitas e pagas para esses cenários, e o CentOS é o melhor nessa categoria.

O Red Hat Enterprise Linux (https://www.redhat.com/en/technologies/linux-platforms/enterprise-linux) desfruta do mesmo tipo de posição na esfera empresarial que é desfrutada pelo Ubuntu no mundo do desktop Linux. O CentOS é a distro indicada para obter os benefícios do Red Hat Enterprise Linux sem gastar um tostão. Por outras palavras, o CentOS é o Red Hat Enterprise Linux suportado pela comunidade. Como o seu kernel é compatível com o RHEL e os seus repositórios tem todo o software testado e aprovado. Podes usá-lo como teu sistema de produção ou servidor. Também é famosa como uma distribuição Linux de propósito geral.

Razões para instalar a distro CentOS:
– Versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux
– Gestão popular dos pacotes rpm e yum
– Suporte generalizado em toda a indústria de tecnologia
– LTS – Long Term Support (suporte de longo termo)

Site da distro CentOS

 

A distro Linux para desktops e laptops com melhor hardware: Ubuntu

Ubuntu

A distro Ubuntu da Canonical não precisa de introdução no mundo do código aberto. Baseado na arquitetura Debian, o Ubuntu conseguiu equilibrar a estabilidade e os novos recursos como nenhuma outra distro. É por isso que goza de popularidade inigualável. Se o teu computador tiver hardware com algum tempo, experimenta as diferentes distro do Ubuntu, como Ubuntu MATE, Xubuntu ou Lubuntu.

Para desktops e laptops poderosos, o Ubuntu com a área de trabalho do GNOME é excelente. Com a introdução do Snaps, a instalação de aplicativos tornou-se mais fácil. Os snaps são pacotes de software que são simples de criar e instalar. Estes são atualizados automaticamente e são seguros para serem executados. E porque estes agregam as suas dependências, eles funcionam em todos os principais sistemas Linux sem modificação. Esta distro também tem uma comunidade de utilizadores próspera e fóruns onde poderás encontrar a resposta para qualquer problema. No computo geral, o Ubuntu é uma distro Linux bastante capaz que permite realizar múltiplas tarefas e concluir o teu trabalho com eficiência.

Razões para instalar a distro Ubuntu:
– Muito software
– Vasta comunidade de fóruns de suporte
– Interface amigável e poderosa
– Snaps de aplicações populares

Site da distro Ubuntu

 

A distro Linux para crianças: Ubermix

Ubermix

O Ubermix é uma distro Linux para crianças. Este sistema operativo gratuito e especialmente construído vem também com suporte para ecrãs touchscreen, o que o torna uma ótima opção para as crianças que gostam de explorar coisas usando as mãos. Esta distro pode tornar-se uma ótima ferramenta para alunos e professores. Graças à sua instalação de cerca de 5 minutos, 60 aplicativos pré-carregados gratuitos e 20 segundos de recuperação, o Ubermix funciona como uma poderosa distro para alunos e professores.

Razões para instalar a distro Ubermix:
– Guarda o software e a informação em partições diferentes por questões de segurança
– Instalação e recuperação rápidas
– Distro poderosa para crianças
– Suporte para Touchscreen disponível

Site da distro Ubermix

Agora só tens que escolher qual a distro que se adequa melhor a ti!

Sobre o autor

Jorge
Desde muito jovem comecei a gostar de tecnologia. O interesse e curiosidade sobre tudo o que é tecnologia têm-me acompanhado sempre. Há cerca de 20 anos que trabalho profissionalmente nesta área. Como Confúcio disse, "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Faça o primeiro comentário a "As melhores distribuições Linux para 2018"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*