Como deixar o PC mais rápido!

Se há coisa que todos queremos é saber como deixar o PC mais rápido, e de preferência sem termos de investir em hardware para fazer um upgrade.  Aumentar a memória RAM disponível e colocar um disco SSD, se ainda não o tem, é algo que irá indiscutivelmente tornar o teu PC mais fluído, mas isso nem sempre é possível. O que vamos descrever abaixo são procedimentos que estão ao alcance de todos e que irão aumentar o desempenho da tua máquina. A maior parte das vezes o teu PC começa a perder desempenho por a devida falta de manutenção.

Como deixar o PC mais rápido

1. O que não se usa é lixo

Antes de tudo é necessário perceber que é muito comum irmos instalando programas na nossa máquina que depois pura e simplesmente não utilizamos. Além de estarmos a ocupar espaço no disco sem necessidade, por vezes esses mesmos programas podem estar a deixar o nosso pc lento ao estarem a ser executados em segundo plano ou a carregar no arranque sem que consigamos perceber. É possível impedir que tal aconteça, mas se efectivamente não utilizamos porque não pura e simplesmente desinstalamos?

O procedimento é simples. Acedemos ao Painel de Controlo pelo menos Iniciar. Em seguida clicamos em Programas, e por sua vez em Programas e Funcionalidades. Surgirá a lista dos softwares instalados no nosso computador.  Basta procurar por o que pretendemos desinstalar, um click sobre o mesmo e em seguida clicamos em desinstalar. Após vários “seguintes” a desinstalação foi concluída com sucesso.

Como deixar o PC mais rápido

Este é o primeiro passo de como deixar o PC mais rápido. Pode não parecer, mas um conjunto assertivo de pequenas acções podem realmente melhorar o desempenho de um computador de forma significativa.

2. Desfragmentar o Disco Rígido

Uma das tarefas fundamentais no melhoramento do desempenho de um computador, no entanto na maior parte das vezes não é executada. Diria mais, uma grande maioria das pessoas que utilizam um PC nunca desfragmentaram o mesmo. O windows possui uma ferramenta para o efeito e a regularidade com que devemos desfragmentar o nosso disco rígido é discutível. Eu aconselharia a uma periodicidade de dois em dois meses. Considerar desfragmentar o disco todos os meses parece me chato, e a cada três meses acredito que já se possam verificar variações no desempenho. É também aconselhável executar esta tarefa sempre que ocorra um encerramento forçado ou falha de luz.

Deverás aceder à aplicação Desfragmentador de Disco no menu de Ferramentas do Sistema. A aplicação irá mostrar os diversos discos rígidos presentes no computador. Seleccionamos o disco onde está instalado o sistema operativo, o disco C:, e clicamos em Desfragmentar Disco. Após isso, basta-nos aguardar. Primeiro o disco é analisado e será depois desfragmentado.

Como deixar o PC mais rápido

Este processo irá, como o nome indica, retirar os fragmentos de dados que entretanto foram apagados do disco e deixaram um “espaço em aberto”. Toda a informação é então reorganizada, o que resulta numa leitura mais rápida e eficaz dos dados presentes no disco, e por consequente, o computador torna-se mais rápido.

3. Limpar erros de Registo

O Windows vai registando erros ao longo do tempo, e os mesmo também estão directamente relacionados com um desempenho mais baixo do computador. Uma das maneiras mais fáceis e práticas de limpar os erros de registo é utilizar o programa CCleaner. O software que há tempos foi falado devido a problemas de segurança, já ultrapassados, é uma potente ferramenta e oferece aos utilizadores uma versão free completamente eficaz.

Como deixar o PC mais rápido

Basta fazer donwload do CCleaner, instalar e correr o programa. Seleccionamos a aba Registo e executamos um scan, em seguida limpamos os erros de registo. Por experiência própria aconselho a fazer o procedimentos duas vezes, pois por vezes num segundo scan são encontrados erros não corrigidos.

4. Eliminar os ficheiros temporários

Os ficheiros temporários, como o nome indica, são ficheiros que deverão permanecer apenas temporariamente no PC, no entanto os mesmos nem sempre são eliminados e vão se acumulando numa determinada pasta do sistema. A sua remoção é bastante fácil, e o CCleaner também permite essa opção, mas o procedimento que irei explicar dispensa qualquer ferramenta.

Utilizando a combinação de teclas Win + R, ou através do menu iniciar vamos abrir a caixa do “Executar“. Digitamos  “%temp%”  e damos Enter.

Como deixar o PC mais rápido

Irá ser aberta uma janela na pasta onde os ficheiros temporários são guardados. Seleccionamos todos os ficheiros e em seguida basta eliminá-los. Mais uma vez é uma tarefa básica que não demora muito tempo e ajuda em como deixar o PC mais rápido.

5. Aplicações no arranque do sistema

O sistema ao iniciar carrega um determinado número de aplicações e programas, e quantos mais estes forem mais tempo irá demorar a completar o processo de arranque. A grande maioria dos serviços que iniciam no arranque são fundamentais ao funcionamento do computador, mas outros não. Muitas das vezes são até programas que não usamos regularmente. Assim sendo não existe razão para eles serem carregados no arranque e muito menos que fiquem em funcionamento em segundo plano. Esta é uma das principais razões para o nosso computador estar lento sem que percebamos porquê. A solução? Desactivar as mesmas no arranque do windows. Como?

Combinação Win + R, ou abrimos manualmente a caixa de Executar. Digitamos  “msconfig”  e pressionamos Enter.

Como deixar o PC mais rápido

Em seguida seremos confrontados com a janela de Configuração do Sistema. Abrimos a aba Iniciar e verificamos todos os serviços que são iniciados no arranque do computador. A todos aqueles que não sejam necessários basta retirar o “visto” e clicamos em Aplicar. Da próxima vez que o nosso computador iniciar irá certamente ser mais rápido e irá estar mais “leve”.

Como deixar o PC mais rápido

E então como deixar o PC mais rápido?

De uma maneira simples e resumida, a melhor maneira de tornar o nosso computador mais rápido é a de termos os devidos cuidados de boas práticas de utilização e manutenção. Um computador, tal como um carro, precisa de ser cuidado. Por vezes nem estamos a falar de tarefas complicadas de executar, mas o que é certo é que o utilizador não tem essa preocupação. São estas pequenas tarefas que irão ajudar a fazer com que o nosso PC seja mais rápido.

E tu, tens esse cuidado?

Sobre o autor

Manoel
Com a paixão pela tecnologia a surgir em tenra idade, desde cedo que foi uma área que tentei aprofundar. Curioso por natureza, e da opinião que o Google é capaz de ensinar tudo, comecei a explorar o universo dos Webmasters. Trabalho actualmente na área da informática e tecnologia, o que me faz sair de casa todos os dias de sorriso no rosto. Além desta paixão pela tecnologia, uma viagem de mochila às costas, ou um livro acabado de comprar fazem de mim uma pessoa feliz.

Faça o primeiro comentário a "Como deixar o PC mais rápido!"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Inline
Inline