Intel vs AMD – Será a escolha assim tão fácil?

intel vs amd

Será o duelo Intel vs AMD tão previsível que nos leve a avançar com uma resposta pronta na ponta da língua? A resposta para a maioria das pessoas seria fácil, “a Intel é melhor”. Mas será assim tão linear? O porquê desta ideia “pré-adquirida” pela maioria? Quando procuramos trocar o nosso computador e começamos a analisar o que o mercado tem para nos oferecer, deparamo-nos essencialmente com estas duas opções de processadores. Mas qual escolher?

intel vs amd

Intel – Prós e Contras

Quando falamos de processadores é a Intel que imediatamente nos vem à cabeça. Trata-se da empresa mais conceituada no ramo e conta com muitos anos de pesquisa e investigação, o que leva a que seja a opção que apresenta melhores resultados no que toca a desempenho. Com uma arquitetura mais simplista que os AMD, com menos núcleos numa maioria dos seus produtos, que de maneira geral levam a melhor. No entanto esta superioridade não é assim tão linear. Uma das razões que ajudaram numa maior propagação da Intel no mercado é sem dúvida nenhuma  a “abertura” e compatibilidade para com as diversas motherboards, o que leva a uma grande maioria dos fabricantes a equiparem as suas máquinas com estes. Outra das características que ditam a favor dos processadores Intel é o facto de manterem temperaturas mais baixas em funcionamento, ajudando uma vez mais a um melhor desempenho. Quanto aos aspetos negativos, invariavelmente vem à conversa o preço. Os processadores Intel apresentam preços bem mais elevados, que muitas vezes não refletem um desempenho proporcional à diferença de preço. Facilmente encontramos opções AMD com especificações semelhantes a preços mais reduzidos.

AMD – Prós e Contras

Não chegando ao nível de visibilidade da Intel não é no entanto difícil de encontrar-mos um computador equipado com um processador AMD. Trata-se da alternativa direta aos anteriores. Desde o momento em que a AMD começou a fabricar os seus processadores a ideia foi sempre a de “mais por menos”. Após vários anos a produzir para a Intel a AMD lança-se no mercado com a principal ideia de atacar as gamas mais a baixo, direcionadas a quem não necessita de grandes capacidades de processamento. Com um preço mais acessível, não significando necessariamente um produto mais fraco, a marca oferece aos fabricantes a opção deste desenvolverem computadores mais baratos direcionados a utilizadores que apenas precisam de executar diversas tarefas mais simples. Para uma grande maioria dos utilizadores a navegação na internet, a reprodução de audiovisuais e a consulta do email é a realidade da sua utilização da máquina, não se tornando necessário um investimento maior, num computador com um processador mais caro. A nível de arquitetura os processadores apresentam de maneira geral mais núcleos na sua constituição. Essa característica está diretamente relacionada com um dos grandes aspetos negativos destes processadores, um maior consumo de energia, que além de menor eficiência energética traduz-se ainda numa temperatura mais alta de trabalho.

intel vs amd

Intel vs AMD

Após analisados os principais prós e contras de cada marca podemos dizer que o vencedor do duelo Intel vs AMD não será necessariamente assim tão fácil de escolher. A Intel efetivamente leva a melhor no que toca ao desempenho, mas será que precisamos mesmo desse desempenho superior? É que ao fim ao cabo para usufruir-mos dele teremos que desembolsar mais dinheiro. É preciso ter várias variáveis em conta na nossa decisão, sendo a mais importante o custo/benefício. Para que a decisão seja consciente é necessário saber que tipo de utilizador somos, ou que tipo de utilização vai o computador ter.

Se precisamos de um computador para um utilização simples a nível de processamento, navegar na internet, consultar o email, ver um filme ou jogar um jogo esporadicamente sem recurso a grande grafismo não irá fazer grande diferença a escolha da marca do processador, devendo a escolha cair sobre o que oferecer melhor custo/benefício e aí a AMD tem ofertas bastante interessantes que nos podem fazer poupar uns euros.

Se formos utilizar recursos mais pesados como correr softwares de edição de imagem ou vídeo ou se gostamos de umas boas horas de jogo em bom ambiente de altos recursos é necessário optar por um processador que nos garanta um desempenho elevado. Como anteriormente referido, a Intel apresenta as opções com melhores desempenhos, mas também a preços mais elevados, devendo sempre claro ser a compra ajustada às nossas necessidades. Hoje em dia a AMD tem também produtos capazes de suprimir as mais elevadas necessidades. Além disso, o desempenho total da nossa máquina não depende apenas do processador, devendo o restante hardware acompanhar as nossas necessidades.

 

 

Sobre o autor

Manoel
Com a paixão pela tecnologia a surgir em tenra idade, desde cedo que foi uma área que tentei aprofundar. Curioso por natureza, e da opinião que o Google é capaz de ensinar tudo, comecei a explorar o universo dos Webmasters. Trabalho actualmente na área da informática e tecnologia, o que me faz sair de casa todos os dias de sorriso no rosto. Além desta paixão pela tecnologia, uma viagem de mochila às costas, ou um livro acabado de comprar fazem de mim uma pessoa feliz.

Faça o primeiro comentário a "Intel vs AMD – Será a escolha assim tão fácil?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*