Echo Show – O gadget que vais querer lá em casa!

Echo Show

Vivemos numa era onde a tecnologia está presente em todo o lado, inclusive nas nossas casas. Todos os dias surgem novas soluções para os problemas do dia-a-dia, e novas tecnologias para nos auxiliar. É neste contexto que vos apresentamos o Echo Show, da Amazon. Trata-se de um gadget que promete ser a assistente pessoal lá de casa.

O Echo Show é uma forma de integração da aplicação Alexa. Esta aplicação, desenvolvida pela Amazon, ao ouvir um comando de voz do utilizador executa uma tarefa. Com recurso à internet facilmente nos informa do estado do tempo, reproduz a nossa música favorita, ou calendariza uma tarefa para mais tarde nos alertar. O Echo Show faz parte de um universo de diversos dispositivos que correm esta aplicação, diferenciando-se pelo facto de ter um ecrã.

Echo Show

Equipado com um ecrã de 7 polegadas distancia-se dos seus irmãos podendo reproduzir fotografias e vídeos, abrindo portas a um sem fim de funcionalidades. Além da reprodução dos habituais vídeos do Youtube e fotografias lá de casa é possível interagir com câmaras de segurança por exemplo. Ver quem está à porta de entrada, vigiar uma criança ou um idoso ou qualquer outra monitorização por vídeo passa a ser uma realidade. O Echo Show permite ainda a realização de vídeo chamadas, que de momento estão limitadas entre utilizadores com este gadget, no entanto pode vir a ser uma realidade a integração com o Skype ou WhatsApp. Este dispositivo possuí ainda 8 microfones  que garantem que os teus comandos vão ser ouvidos em qualquer divisão da casa e de forma clara, uma câmara de 5MP wide-angle , e duas colunas Dolby.

Este segmento está em clara expansão e vai possivelmente mudar a realidade das nossas casas. Facilmente conseguimos imaginar um futuro próximo em que um simples comando de voz liga a lâmpada do hall de entrada, programa o ar condicionado para 22 graus, ou comodamente liga o forno sem sair do sofá. Além disso, a possibilidade de vir a comandar remotamente os dispositivos de maneira cada vez mais eficaz eleva para outro patamar o universo das casas inteligências, da domótica.

Neste momento a Amazon domina de maneira clara este segmento com mais de 2 terços do mercado, seguida pela Google que disponibiliza a Google Home. É ainda espera a entrada da Apple nesta corrida com a integração da Siri, e de uma parceria entre a Samsung e a Microsoft para disponibilizarem em conjunto também a sua solução para uma coluna inteligente.

 

 

Sobre o autor

Manoel
Com a paixão pela tecnologia a surgir em tenra idade, desde cedo que foi uma área que tentei aprofundar. Curioso por natureza, e da opinião que o Google é capaz de ensinar tudo, comecei a explorar o universo dos Webmasters. Trabalho actualmente na área da informática e tecnologia, o que me faz sair de casa todos os dias de sorriso no rosto. Além desta paixão pela tecnologia, uma viagem de mochila às costas, ou um livro acabado de comprar fazem de mim uma pessoa feliz.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*