Hackers comprometem o CCleaner.

CCleaner

CCleaner comprometido! Hackers entraram na companhia britânica de software, a Piriform,  cujo software se destina a melhorar a performance dos computadores, disse a companhia hoje.

CCleaner

O programa malicioso foi introduzido no software chamado CCleaner, que é descarregado para computadores pessoais e telefones Android cerca de 5 milhões de vezes por semana. A sua função é limpar programas e cookies de publicidade para melhorar a performance dos dispositivos.

Uma versão do CCleaner descarregada em agosto incluía ferramentas de administração remota que tentou, por várias vezes, ligar-se a páginas web não registadas, presumivelmente para descarregar programas não autorizados, disseram engenheiros de segurança da Cisco.

Segundo Craig Williams, da Cisco, trata-se de um ataque sofisticado, não havendo nada que os utilizadores pudessem ter notado. Num post, a Piriform confirmou que há duas versões do programa comprometidas e que foram lançadas em agosto. É aconselhado aos utilizadores do CCleaner versão v5.33.6162 e Cloud v1.07.3191, a descarregarem novas versões. A Piriform disse que cerca de 2.27 milhões de utilizadores descarregaram a versão do CCleaner de agosto, sendo que apenas 5.000 utilizadores terão instalado a versão do CCleaner Cloud.

CCleaner

A Piriform disse ainda que a Avast descobriu o ataque a 12 setembro. Disse também que uma nova versão não comprometida foi lançado no mesmo dia.

Ainda segundo Craig Williams, a natureza do ataque sugere que os hackers ganhariam acesso à máquina. Disse ainda que o CCleaner não atualiza automaticamente, por isso os utilizadores que tiverem a versão problemática têm que a desinstalar e instalar uma nova versão.

A Piriform disse ter trabalhado em conjunto com os Estados Unidos para desligar um servidor lá sediado para o qual o trafego estava a ser direcionado.

Sabe-se que a maioria dos utilizadores com a versão comprometida já está a instalar novas versões. E você, tem alguma das versões problemáticas instaladas?

Sobre o autor

Jorge
Desde muito jovem comecei a gostar de tecnologia. O interesse e curiosidade sobre tudo o que é tecnologia têm-me acompanhado sempre. Há cerca de 20 anos que trabalho profissionalmente nesta área. Como Confúcio disse, "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*