Nimbus Data apresenta-nos o disco SSD de 100TB

Nimbus 100TB

Nimbus Data apresenta-nos o disco SSD de 100TB.

Há algum tempo atrás informámos aqui que a Samsung apresentava os discos SSD de 2TB. Mais tarde, há algumas semanas, voltou a surpreender com a apresentação de novas unidades de 30TB!

Sabemos também que a Seagate está a preparar, desde o ano passado, uma unidade SSD de 64TB que iria, supostamente, destronar a Samsung.

Pois bem, parece que ambas ficaram surpreendidas com o lançamento inesperado da Nimbus Data ExaDrive DC100, uma unidade de 100TB de capacidade! Sim, leste bem, 100TB! Nem 2, nem 30, nem 64TB, mas 100TB de capacidade!

A Nimbus anunciou que a sua gama ExaDrive DC trará duas versões, uma de 50TB e outra de 100TB e serão lançadas ainda este verão.

Certamente que os grandes centros de dados e armazenamento serão os primeiros clientes destas unidades SSD, deixando para trás as velhas SATA II e SAS, caracterizados por ser discos lentos e mecânicos com muita tendência a falhas.

Estes discos de 50TB e 100Tb SSD são de 3,5”, utilizando no seu interior memórias 3D NAND MLC, têm interfaces SATA de 6Gbits, consomem 10W quando estão inativos e 14W quando leem ou escrevem informação e têm garantia de cinco anos.

A velocidade de leitura e escrita é de 500Mb/s e quanto a leitura e escrita aleatória têm um máximo de 100.000 IOPS (Inputs/Outputs per Second).

Embora ainda não exista preço anunciado, os entendidos na matéria estimam que os preços serão entre os 25 a 30 mil dólares!

Que te parece? 100TB chegariam para guardar toda a tua informação?

Sobre o autor

Jorge
Desde muito jovem comecei a gostar de tecnologia. O interesse e curiosidade sobre tudo o que é tecnologia têm-me acompanhado sempre. Há cerca de 20 anos que trabalho profissionalmente nesta área. Como Confúcio disse, "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Faça o primeiro comentário a "Nimbus Data apresenta-nos o disco SSD de 100TB"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*