Novo SSD da Intel | Estranho, mas com 1 Petabyte

SSD da Intel
SSD da Intel

A descida do preço dos SSD de entrada tem feito cada vez mais os consumidores domésticos renderem-se aos benefícios do armazenamento flash.

No entanto, a versão corporativa da tecnologia continua a avançar a passos largos no mercado profissional. Exemplo disso é o que a Intel, uma das líderes do setor, acaba de fazer ao lançar um produto dessa última categoria que, para além de ter um formato completamente estranho, é capaz de armazenar até 1 petabyte de dados. Sim, leu bem, 1 (um) petabyte!

SSD da Intel

SSD da Intel | Estranho, mas com muito espaço!

Os discos SSD convencionais tem um formato reduzido, do tamanho de um disco de portátil de 2,5”. Já o novo disco da Intel tem um formato completamente diferente, fugindo completamente à regra. Segundo a Intel esse tipo de armazenamento é muito menos dependente de um formato padrão e resolveu criar um modelo em forma de “régua” para que o componente se adapte facilmente aos racks de servidores e data centers.

Apesar destes produtos, que utilizam as tecnologias da Intel Optane e 3D NAND, serem feitos sob medida para operações que exigem velocidade e segurança em relação ao conteúdo armazenado, é claro que o que se destaca neles é o espaço. Afinal, segundo a fabricante, 1 PB é o suficiente para guardar “300 mil filmes em alta definição ou mais ou menos 70 anos ininterruptos de entretenimento”.

Ainda de acordo com a Intel, se tudo correr bem com a produção, esses SSD’s devem ser disponibilizados muito em breve para o mercado empresarial. Apesar disso, ainda não existe uma data específica para que isso aconteça ou informações sobre quanto o upgrade vai custar aos cofres das empresas.

Mas uma coisa é certa, com um SSD’s destes os administradores informáticos poderão estar bem mais descansados em relação à falta de espaço nas suas storages.

Sobre o autor

Jorge
Desde muito jovem comecei a gostar de tecnologia. O interesse e curiosidade sobre tudo o que é tecnologia têm-me acompanhado sempre. Há cerca de 20 anos que trabalho profissionalmente nesta área. Como Confúcio disse, "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*