Top 10 – Samsung lidera à frente da Apple e Huawei

O mercado dos smartphones é hoje em dia um dos mais vorazes e onde a concorrência é cada vez mais disputada. As principais marcas tentam manter os seus bons resultados, enquanto as mais modestas tentam aos poucos ir conquistando a sua cota de mercado. O que é certo é que nos últimos anos se tem verificado uma enorme revolução e este top 10 é sem dúvida nenhuma prova disso. A Samsung lidera à frente da Apple e da Huawei, mas vejamos o que está mais abaixo na lista.

Este estudo foi realizado pela Counterpoint, empresa especializada em estudos de mercado na área tecnológica, e diz respeito ao primeiro semestre de 2017, sendo o número de unidades vendidas o factor de estudo.

top 10

1º lugar: Samsung

Ocupa o lugar cimeiro com 22% da cota de mercado. As suas margens de lucro mantém-se inabalável muito por conta das vendas do Galaxy S8 e S8+. Já por sua vez, os equipamentos de gama média registaram uma queda abrupta nas vendas. A marca prepara-se agora para lançar um novo topo de gama o Samsung Galaxy Note 8.

2º lugar: Apple

A empresa de Cupertino manteve-se no segundo lugar desta tabela mesmo com o ritmo de vendas a abrandar significativamente. Este abrandamento deve-se essencialmente ao facto da saída do iPhone 8 estar para breve, o que leva os fãs da marca a esperarem pelo novo modelo. A cota de mercado da Apple na China registou uma diminuição causada pelo crescimento da Huawei, Oppo e Vivo.

3º lugar: Huawei

A Huawei é um dos casos de maior sucesso nos últimos anos. A marca tem vindo a crescer a um ritmo desenfreado, conquistando o público por todo o lado, apresentando um crescimento de 20% durante o último trimestre, relativamente ao mesmo período de 2016.  Na China lidera atualmente o mercado, muito por culpa do seu flagship P10. Além desta marca estar a conquistar mercado em todo o mundo, na Europa a submarca Honor cresce a todo o vapor.

4º lugar: Oppo

Não sendo uma marca muito conhecida por cá não, nada a impede que ocupe um dos lugares cimeiros. Os seus 8.4% de cota de mercado global devem-se essencialmente ao crescimento no mercado indiano e claro, à grandiosidade do mercado chinês.

5º lugar: Vivo

À semelhança da Oppo esta marca representa uma boa fatia do bolo total na venda de smartphones, contando com 6.6% da cota de mercado. Regista uma taxa de crescimento de 169% no segundo trimestre nos mercados externos ao chinês!!!

6º lugar: Xiaomi

A Xiaomi já começa a ser uma marca respeitada um pouco por toda a Europa, e os consumidores começam agora a por de parte a desconfiança dos telemóveis chineses. Prova disso são os 60 pontos percentuais que a marca apresenta de crescimento no último ano. O lançamento do seu topo de gama Mi 6 ajudou a alcançar um lugar de respeito, e as suas gamas de entrada como o Redmi Note 4X ajudaram a popularizar o nome por todo o mundo. Atualmente conta com 6.6% de cota de mercado, e espera-se que seja uma das marcas que mais cresça no decorrer deste ano.

7º lugar: LG

Mesmo se tratando de uma marca já conhecida de todos as vendas da LG têm vindo a sofrer quedas. A marca mantém bons números de venda na Europa e na Ásia, mas os valores no mercado norte-americano têm vindo a ficar cada vez mais fracos. O fraco sucesso do seu topo de gama LG G6 está agora a ser sentido na pele.

8º lugar: ZTE

A ZTE têm sido das marcas que maiores quedas no número de vendas tem registado. Atualmente ocupa a 8ª posição com 3.3% do bolo total de mercado das vendas de smartphones.

9º lugar: Lenovo

A marca detentora da Motorola tem resistido às mais diversas alterações do mercado e tem mesmo assim mantido uma boa relação de vendas, no entanto o aumento da concorrência no mercado indiano e na América do Sul onde a marca era soberana tem tido o seu reflexo negativo. Com o recente lançamento do Moto G5S e Moto G5S Plus a marca tenciona aumentar a sua cota de mercado.

10º lugar: Alcatel

Apresentado a maior queda no número de vendas a Alcatel têm agora 1.3% do mercado total. Esta queda deve se essencialmente ao facto do aumento da concorrência, que se torna cada vez mais eficaz, apresentando muitas alternativas.

O futuro do Top 10…

Estes dados revelam a clara tendência que se tem verificado nos últimos tempo, as marcas chinesas estão a dar o tudo por tudo para conquistar os consumidores, e estão cada vez mais dignas da compra no momento de trocar dos nossos smartphones. As marcas popular enfrentam agora grandes dificuldades e os seus preços mais elevados deixam de começar a fazer sentido num panorama onde já existem equipamentos bastante bons que por vezes são vendidos a metade do preço. Vejamos o que acontece aquando o próximo relatório de vendas…

Não percas também: O ranking de melhores smartphones já lançados!

Deixa-nos o teu comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inline
Inline