Fotografias de 48 MP num smartphone? Sim, estão a chegar!

A Sony anunciou recentemente o que será o sensor fotográfico de melhor desempenho alguma vez desenvolvido para o mercado dos smartphones. Trata-se do IMX586 e foi desenvolvido para conseguir fotografias com um desempenho muito semelhantes a uma máquina fotográfica profissional.

Com uma resolução de 48 megapixels assume a liderança neste agitado mercado de smartphones, ultrapassando os 40 megapixels que podemos encontrar actualmente no Huawei P20 Pro, dispositivo detentor do primeiro lugar nos testes de fotografia de smartphones.

Um dos principais entraves ao desenvolvimento e inovação deste segmento prende-se com a problemática da dimensão física dos componentes dos smartphones. Todos nós queremos dispositivos cada vez mais potentes em todos os aspectos e características mas não queremos andar com um “tijolo” no bolso. A Sony ultrapassou esse problema ao criar um sensor de apenas 8 mm recorrendo a pixeis ultra compactos com um tamanho de 0.8 microns.

senso 48 MP sony

A utilização de pixeis de reduzido tamanho tende a resultar em imagens com muito ruído, principalmente quando estamos em ambientes de fraca luminosidade, no entanto a Sony já adiantou que graças à utilização do filtro Quad Bayer o mesmo não irá acontecer uma vez que possibilita a combinação de 4 pixeis em conjunto para com isso deixar de parte esse problema.

No que toca à gravação de clips de vídeos, o IMX586 poderá capturar cenas em resolução 4K a 90 fps, em 1080p e 240 fps ou em 720p a 480 fps. O novo sensor começará a ser enviado para as outras fabricantes em setembro, mas ainda não há uma data definida para vermos o primeiro dispositivo saindo de fábrica com ele.

 

Sobre o autor

Manoel
Com a paixão pela tecnologia a surgir em tenra idade, desde cedo que foi uma área que tentei aprofundar. Curioso por natureza, e da opinião que o Google é capaz de ensinar tudo, comecei a explorar o universo dos Webmasters. Trabalho actualmente na área da informática e tecnologia, o que me faz sair de casa todos os dias de sorriso no rosto. Além desta paixão pela tecnologia, uma viagem de mochila às costas, ou um livro acabado de comprar fazem de mim uma pessoa feliz.

Faça o primeiro comentário a "Fotografias de 48 MP num smartphone? Sim, estão a chegar!"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*